Saltou da cama e viu quem lhe ria na cara. Não teve assim tanto tempo para reagir. Cuspiu e foi cuspido. A troca foi justa, não foi uma questão de ver quem deitou a raiva mais espessa, ou quem manchou de forma mais categórica a cara um do outro.
Um pássaro entretanto entrou pela janela e ali ficou como testemunha. Só de quando em quando intervia com palavras sábias e arbitrárias.
Não se queria fisicalidades. Não era o momento para isso. Não era!
Para evitar perseguições de espírito e sonhos suados consequentes, decidiu-se inventar nomes para as injúrias. Um ficou o António e o outro Sénior. António era o ainda deitado.
Doía o braço a António de tanto permanecer de cotovelo contra o colchão, mas apostava na palavra racional da acusação. António fazia toda a sua base no ataque de Sénior ao seu espaço rente ao chão. Sénior tinha decidido ser lagarto fazia 3 semanas. Escorregava frequente e displicentemente - acusava António - quase emborrachando as escamas horríveis que escolhera para ele. Riscava abundantemente o chão flutuante do apartamento novo, que havia arrendado. Largava uma estranha substancia espérmica. António apostava que lhe nasceriam lagartificantes bocas para lhe gritar ao ouvido durante a noite e que não o deixariam dormir. era um truque para o fragilizar e entorpecer o espírito combativo matinal pelo que era sobejamente conhecido.
Sénior ria-se! Por vezes até ameaçava tocar com a língua bifurcada na perna de António, só para o irritar. Era claro que era essa a sua táctica. Mesmo quando admoestado pelo pássaro jurisprudente, até este era relembrado, que a figura a quem se dirigia era reptiliana. Olha que te como e a ultima coisa que decidirás é o tempo da tua digestão!
A batalha não era ganha por ninguém até este momento. Os vizinhos incomodados brandiam vassouras contra o seu próprio tecto. Imagino o estuque. Os baques secos davam harmonia rítmica à discussão que escalava. E António ameaçava que se assumiria oxigénio, intocável, etéreo e incorpóreo. Nem fumo seria para que o escamoso sapudo lhe pudesse cheirar a saída.
Levantou-se e calçou um chinelos molhados, babados pela saliva de ontem, quando ouviu um tremendo impropério por parte de Sénior.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)

No comments:
Post a Comment